Como se sair bem em um processo seletivo.
Você sabe o que é um processo seletivo? E o que é esperado do candidato?
Processo seletivo é um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação comportamental que visa identificar o perfil profissional do candidato de acordo com as exigências do cargo a ser contratado.
Primeiro é realizado um planejamento do perfil da vaga em aberto, especificando as competências técnicas, que são os conhecimentos e experiências exigidas pela função e as competências comportamentais, que são as habilidades particulares de cada profissional, como por exemplo: a forma de estabelecer comunicação, se possui visão analítica e estratégica, organização, entre outras características. Sendo, que essas competências comportamentais também são mapeadas a partir da necessidade do cargo, portanto esses exemplos não se adequam a qualquer vaga.
É esperado do candidato que ele apresente as competências exigidas pela vaga, atendendo a demanda da empresa ao qual está se candidatando. Como é possível fazer isso? Primeiro você deve buscar conhecer a empresa que irá se candidatar (missão, visão, valores) e a partir disso poderá ter uma ideia do tipo de profissional que a empresa busca e até mesmo avaliar se é compatível com o seu perfil e com seus objetivos profissionais.
Esse é um ponto bastante importante, você deve se candidatar somente a vagas que atendam ao seu perfil e que seja compatível com o que está buscando. Estando ciente e consciente da vaga ao qual se candidatou, conseguirá transmitir mais segurança durante todo o processo seletivo.
Ser claro e objetivo na apresentação é fundamental e para isso é sugerido que você somente relate experiências relacionadas a vaga ao qual está se candidatando e fique atento as perguntas realizadas pelo avaliador para responder exatamente o que lhe foi questionado.
Se estiver buscando uma oportunidade de mudar de área, é importante relatar suas competências, o desempenho e resultados alcançados em suas últimas experiências e o que está buscando fazer para conseguir mudar de área profissional: cursos, especialização, etc.
Seja você mesmo e se expresse naturalmente. O avaliador percebe quando as respostas são treinadas e isso gera desconfiança sobre a veracidade de suas qualificações. Também não tente adivinhar o que está sendo avaliado durante o processo seletivo, isso irá tirar sua atenção e prejudicará seu desempenho. Confie em você e na sua capacidade.
É importante não se deixar influenciar pelo momento de crise e não se desesperar para se recolocar no mercado e com isso acabar aceitando uma vaga incompatível com seu perfil, objetivos profissionais e valores. Mantenha o foco em seu objetivo e conseguirá atrair a vaga ideal e esperada. Seu sucesso e realização profissional depende da qualidade das suas escolhas!